modelo-imagem-siteok

Resiliência – O que é? Qual a importância?

Você já ouviu alguém dizer: “Seja mais resiliente!” ou “Nesta situação é fundamental ser resiliente”? Mas, afinal de contas o que significa ser resiliente? Qual a importância e como desenvolver esta habilidade?

O QUE É RESILIÊNCIA?

A palavra resiliência provém do Latim, resiliens, que significa ricochetear, voltar ao normal. A priori o termo era comunmente utilizado no campo da Física que tinha como objetivo estudar a elasticidade dos materiais e a capacidade dos mesmos retornarem, mesmo após grande pressão, a sua forma inicial.

Pouco tempo atrás o conceito de resiliência foi adotado por administradores, que apontavam empresas e/ou pessoas que a capacidade de se reerguer em momentos de crise como resilientes.

Educadores e psicólogos, também adotaram o termo para designar perfis comportamentais tratando a resiliência como uma capacidade humana de resistir e reagir frente aos infortúnios cotidianos.

“A maior glória de um homem não está em nunca cair, mas está em levantar e recomeçar cada vez que cair.” Confúcio

Ser resiliente é a capacidade “dar a volta por cima”, de conseguir aprender e se desenvolver mesmo em momentos difíceis.

POR QUE A RESILIÊNCIA É IMPORTANTE?

Todos os dias, seja na vida pessoal ou profissional, passamos por situações controversas, inesperadas e até mesmo desafiadoras, o que muitas vezes, até nos fazer desistir dos nossos sonhos e desejos, pois acabamos nos frustrando frente às dificuldades, quando o que deveríamos estar fazendo é tentar melhorar e até recomeçar se for preciso. O importante é aprendermos a lidar adequadamente com cada situação.

Uma pessoa resiliente consegue interpretar a vida de uma forma otimista, analisando tudo e todos de uma maneira mais positiva, consequentemente é uma pessoa que uma maior capacidade para enfrentar e resolver problemas. Quem é resiliente é capaz de se reconstruir.

No ambiente corporativo esse perfil comportamental é muito buscado e almejado. As empresas preferem pessoas que não se deixem abater em qualquer situação. O mercado espera colaboradores mais centrados nas soluções e não nos problemas e que saibam lidar com altas pressões sem deixar a desejar na qualidade de seus serviços.

Back to Top